02 de Agosto de 2007

Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um novo software de protecção contra programas defeituosos, erros de utilizador ou vírus informáticos em telemóveis, anunciou hoje fonte universitária.

«É um programa que está para os telemóveis como o "crash test" está para os automóveis», disse à agência Lusa Mário Zenha Rela, investigador do Departamento de Engenharia Informática da FCTUC.

Denominado mCrash o novo programa visa proteger os telemóveis «contra intrusões erróneas ou maliciosas e evitar os danos resultantes de avarias que possam causar danos irreparáveis».

Permite testar a robustez do software de dispositivos móveis através da injecção automática de perturbações nos telemóveis, análise dos resultados obtidos e identificação do problema. O programa não se destina a ser utilizado pelos consumidores finais, antes a empresas responsáveis pelo desenvolvimento de software para telemóveis, explicou.

Coordenada por Mário Zenha Rela e financiada pela Fundação para Ciência e Tecnologia, a investigação está em fase de conclusão. «O programa já foi submetido a vários testes em dispositivos móveis, com excelentes resultados», garantiu.

Entretanto o DEI/FCTUC já iniciou contactos com a indústria tendo em vista a comercialização do novo software.

Destinada a aumentar a segurança dos telemóveis, a investigação partiu da premissa de que aqueles dispositivos «estão a transformar-se, progressivamente, em verdadeiros computadores pessoais móveis, o que anuncia uma revolução social sem precedentes». «Em breve será possível utilizar os telemóveis como meio de pagamento e mesmo como sistema de identificação pessoal», acrescentou.

Actualmente, segundo Mário Zenha Rela, o problema consiste no facto de muitos produtos não integrarem protecção contra programas defeituosos ou erros de utilizador, situação agravada pela disseminação de vírus informáticos nos telemóveis.

«O funcionamento correcto destes aparelhos será vital para o normal funcionamento das sociedades modernas», sublinhou o investigador.

Portugal Diário

publicado por André Pereira às 01:37 link do post
tags:
Agosto 2007
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
11
13
14
15
17
19
21
23
24
26
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Posts mais comentados
19 comentários
15 comentários
14 comentários
12 comentários
11 comentários
10 comentários
9 comentários
mais sobre mim
pesquisar neste blog
 
últ. comentários
Sport TV, de que greve está a falar? Da de 1886?.....
Vi na televisão que a greve geral registou grande ...
esta foto realmente incrível!
llolol bela ideia... ou não :)
seu blog é muito bom! Eu não leio Português bem, m...
esta foto é realmente impressionante, mas também r...
esta imagem realmente impressionante, incrível! o ...
começo a acreditar que o mundo vai mesmo acabar em...
viva o benfica a 100%
Olha agora é que foi tudo dito. Gostei do post e d...
blogs SAPO